6 dicas de decoração para sala pequena

sala pequena

Pra muita gente, decorar ambientes pequenos é o tipo de desafio que sempre demanda prorrogações. E se sabe que muitas vezes, o projeto de mudar o visual de um imóvel não é justificado somente por razões de ordem econômica. Com a disseminação de páginas voltadas para decoração e design, o quesito financeiro deixa de protagonizar seu espaço pra dar lugar a problemas de outra dimensão. Frequentemente, as principais dificuldades pra fazer a decoração de apartamento estão na sua estrutura, pois encontrar materiais para compor o ambiente esbarra sempre nas restrições do imóvel, principalmente se o apartamento tiver cômodos pequenos.

E quando o problema da decoração de apartamento é o tamanho da sala, as preocupações parecem ainda mais expressivas, já que é nesse espaço que se receberão as visitas, onde as conversas irão acontecer e a família estará frequentemente reunida.

No entanto, engana-se quem pensa que é impossível dar uma nova cara à sala de seu apartamento só por causa do tamanho. Embora o problema seja maior do que a sala, as soluções para otimizar o espaço são simples e com uma boa dose de planejamento é possível ter um cômodo confortável e moderno.

Confira 6 dicas de decoração de apartamento feitas para salas pequenas.

Menos é mais – Retirar móveis grandes ou que não estejam num bom estado de conservação é a primeira dica pra se ter o espaço da sala melhor aproveitado. Sofás grandes podem ser substituídos por poltronas, pufes e opções de menor tamanho. Já as tradicionais mesas de centro podem ceder seu lugar às banquetas, que, além de servir de apoio, funcionam perfeitamente como assentos.

Que tal dar férias às estantes? – Elas costumam ser um dos principais responsáveis pela sensação de atulhamento de uma sala. Isso porque frequentemente ocupam o espaço total da parede, que poderia ser substituído por peças bem mais práticas e funcionais, como racks, cantoneiras e nichos, que dão um ar mais clean para a sala e ainda funcionam como utensílios para organizar livros, souvenirs e outros objetos de decoração.

Opte por mesas laterais – Item indispensável para lugares de tamanho reduzido, as mesas laterais possuem um charme todo especial, além de poderem servir como porta-copos, quando posicionadas ao lado do sofá.

Numa sala integrada, o móvel é o limite – Nos casos em que a sala tiver um formato integrado, utilize um mobiliário-chave para definir os limites entre um espaço e outro. Sofás, racks ou mesmo portas de correr deixam a decoração funcional e charmosa.

Use espelhos – Com eles, o cômodo ganha a sensação de amplitude. Mas seja estratégico no local onde posiciona o seu reflexo, tentando evitar partes ou espaços desfavoráveis da casa, como fios aparentes.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *