Deixe seu apartamento pequeno bonito e funcional!

Apartamento pequeno

Hoje em dia existem muitos apartamentos pequenos (de até 40 metros quadrados) sendo lançados e isso representa um grande desafio na hora de planejar sua reforma. Para dar dicas de como compor esse quebra cabeça e aproveitar melhor os espaços no apartamento pequeno conversamos com a Arq. Silvia Secato, arquiteta cadastrada no ArkDek.

Dicas de como deixar o seu apartamento pequeno bonito e funcional!

1. Qual o principal desafio na hora de planejar um apartamento pequeno?

Além de dar a sensação de amplitude, o maior desafio é colocar diversas funcionalidades de uma casa em pouco espaço. Por isso, é importante saber utilizar todo o espaço e planejar muito bem os móveis, que precisam ser leves e ao mesmo tempo funcionais.

2. Existe algum material que é ideal para apartamento pequeno?

Não vou falar exatamente de materiais ideais, mas sim de quatro itens que para mim são essenciais:

Espelhos: eles dão amplitude, leveza e suavidade no espaço, além de deixar o ambiente mais aconchegante;

Vidros: também dão uma leveza, transparência e transmitem a sensação de espaço;

Cores Claras: não necessariamente o branco, mas uma cor bem clarinha nas paredes, deixando as cores escuras para os detalhes. E no piso, independente do material que você escolher, seja porcelanato, vinílico ou laminado, tentar sempre dar preferência em colocar o mesmo material em todos os cômodos;

Iluminação: Uma iluminação mal feita pode fazer um apartamento parecer ainda menor. Uma iluminação bem pensada ajuda muito no efeito da amplitude.

3. É verdade que usar espelhos podem diminuir a sensação de aperto?

É verdade. Porém, cuidados devem ser tomados para evitar excesso. Usado incorretamente pode dar o efeito “reflexão infinita”, quando há muitos itens reflexivos próximos.

4. Usar móveis que tenham mais de uma função é uma boa opção para apartamento pequeno?

Sim, é uma boa opção. Porém, esse é outro item que também precisa de cuidado, não dá para abusar e usar móveis muito grandes. Sempre optar por móveis baixos ou pequenos.

5. Vale a pena deixar o apartamento inteiro integrado (aberto)?

Com certeza. A maioria dos meus projetos são elaborados pensando na integração dos ambientes, para mim isso é fundamental. Nos apartamentos pequenos ainda mais, pois o nosso desafio é dar a sensação de amplitude e ao mesmo tempo deixar aconchegante. Se você é o tipo de pessoa que recebe muitos amigos e tem uma vida agitada, essa alternativa é bem funcional e prática.

A única desvantagem que eu vejo é que você tem que deixar tudo sempre muito bem arrumado!

O seu apartamento também possui espaços reduzidos e você precisa do melhor aproveitamento possível? Veja outras matérias do nosso blog e inspire-se!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *