Como a combinação de cores ajuda na decoração de apartamentos pequenos?

Cores para apartamentos pequenos

Com o crescente processo de urbanização das grandes cidades, os espaços tem sido cada vez mais inflacionados, refletindo na própria estrutura das casas os efeitos deste movimento, que reflete a construção de imóveis de espaços mais reduzidos, estruturas compactas e ambientes que frequentemente demandam auxílios para adequação de mobiliários que estejam de acordo com suas medidas.

Nessa corrida pela adequação de móveis, texturas e funcionalidade ao imóvel, é muito comum observarmos que determinadas escolhas podem ou não favorecer o conforto da casa. Tais escolhas, entretanto, não refletem somente questões acerca de otimização de espaços, mas critérios de caráter visual que podem oferecer conforto ao olhar e trazer sensação de amplitude ou contração, a depender do modo como são organizados os recursos, objetos, móveis e, principalmente, as cores do imóvel. O estudo das cores já soma séculos na história da arte, mas foi nas últimas décadas, com o crescimento da profissionalização do designer de interiores, que ele foi abordado de forma mais expressiva entre as principais funções do profissional quando o assunto é oferecer ao imóvel a sensação de espaço ampliado a partir da escolha de cores e texturas para cada ambiente.

Qual a cor ideal para apartamentos pequenos?

A decoração de um apartamento de tamanho reduzido terá que levar em conta não somente a escolha de objetos, mas as condições do espaço que propiciem visualmente a ampliação do ambiente. É certo que de nada adiantará abusar do orçamento na compra de móveis planejados, souvenirs e outros objetos se não houver a integração destes aspectos à escolha das cores para o imóvel.

Portanto, algumas dicas são de extrema importância na decoração de apartamento.

Integre listras ao uso de espelhos – Com essa dupla, o ambiente trará a sensação de que o tamanho do apartamento aumentou, pois a inserção de listras verticais ou horizontais faz com que o olhar se concentre na extensão das linhas, ao invés das limitações entre uma parede e outra. Já o uso de espelhos exerce um efeito de aumento, porque parece estender as superfícies, principalmente quando são posicionados virados para a janela ou colocados em uma parede inteira, refletindo todo o ambiente.

Use cores neutras – Caso as paredes da casa possuam cores escuras, uma sugestão é substituí-las por cores neutras (marrom, cinza e bege). Com isso o ambiente, ficará mais claro, além de espaçoso.

Destaque a cor de uma paredes – A ênfase numa cor mais expressiva integrada a paletas mais discretas aumentará a profundidade do ambiente.

Invista no branco unido à iluminação especial – Com esse conjunto, o ambiente ficará visualmente agradável e terá um efeito mais claro e espaçoso.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *