Home office: Veja aqui 5 dicas para montar o seu!

home office

Atualmente é super comum as pessoas trabalharem de casa, seja por terem o próprio negócio ou pela empresa liberar o trabalho em casa algumas vezes por semana. Mas seu apartamento tem um local apropriado para trabalhar? Conversamos com a arquiteta Ana Paula Bento, cadastrada no ArkDek para dar dicas de como ter um Home office ideal.

Dicas para montar o seu Home Office

1. Qual o lugar ideal do apartamento para ter um Home Office?

O lugar ideal é aquele em que você consegue ter um espaço para colocar seu material de trabalho (notebook, impressora, alguns arquivos etc.), e consiga se “isolar” um pouquinho do restante da casa. Isso quer dizer que independe se seu único espaço disponível for um cantinho na Sala de Estar, no Quarto de Hospedes ou na Circulação. O que sempre atentamos para nossos clientes é que encontremos um lugar que favoreça a concentração e a produtividade.

2. Quais cuidados preciso tomar na hora de planejar um Home Office?

Sempre dou uma atenção especial à Iluminação e Ergonomia oferecidos no espaço. Se você tiver uma janela com uma linda vista, por que não aproveitá-la? A iluminação natural ajuda a criar um ambiente mais agradável e momentos de descompressão. Caso não conte com nenhuma fonte de iluminação natural isso também não será problema. Luminárias de mesa podem ajudar a criar uma cena mais convidativa.

A questão da ergonomia é fundamental. Não adianta escolher uma cadeira linda se ela é desconfortável. É importante lembrar que você vai passar muitas horas sentado. Ela deve ser o mais confortável possível e sempre aliar funcionalidade e design (sim, é possível!). Afinal, quem não gosta de um ambiente confortável e de “encher os olhos”?

3. Existe um tamanho mínimo para ter um Home office?

Não acredito que exista um tamanho mínimo para esses ambientes, porém conforme dito anteriormente, algumas dimensões devem ser respeitadas para favorecer a ergonomia. Em geral as bancadas fixas para Home Office podem ter até 80cm de altura (para cadeiras de altura variável) e profundidade mínima de 65cm.

4. Quais as cores ideais para um home Office?

Recomendo sempre o uso de uma base neutra (branco, tons de cinzas e madeira), para poder “brincar” com as cores da decoração: quadros, objetos e até no mobiliário. Essa é uma excelente maneira de refletir o estilo do cliente e permitir que o ambiente possa ser renovado sempre, de uma maneira prática e rápida.

5. O que não pode faltar em um Home Office?

Organização! Um ambiente desorganizado não é agradável e não favorece a produtividade. Opte por móveis que facilitem o armazenamento de papéis, arquivos, material de escritório extra e etc. Isso ajuda a liberar espaço na área visual trazendo mais leveza ao ambiente e facilitando no dinâmica do dia a dia.

Você trabalha em casa e precisa melhorar o seu cantinho de trabalho? Quer ver mais dicas para o seu home office? veja mais algumas matérias do nosso blog e assine nossa newsletter!

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *