Design de interiores – Decoração de banheiro com objeto sustentável

banheiro sustentável

Um dos principais assuntos que tem sido disseminados atualmente envolve a discussão sobre o futuro do planeta. No contexto de produção exacerbada de produtos descartáveis, aumento do lixo, emissão de gases tóxicos e outros agravantes que interferem diretamente em nossa qualidade de vida, a atenção para formas de prevenção e erradicação de hábitos considerados em desacordo com as políticas do meio ambiente tem atingido diversas esferas, chegando a intervir de forma incisiva no ordem da economia mundial e nas regulamentações das formas de consumo vigentes.

Este reflexo incide também no design de interiores, que tem cada vez mais se voltado a investir nas possibilidade de reaproveitamento de produtos, customização e diminuição no consumo de materiais descartáveis como estratégias para composição de ambientes que não somente tragam consigo uma dimensão sustentável, mas uma estética original para o imóvel. Embora haja uma variedade de sugestões que estreitem os diálogos do design de interiores com a ideia de uma casa sustentável, este texto irá selecionar o banheiro como protagonista dos projetos de decoração.

A escolha se dá em função deste cômodo não ter uma atenção devidamente merecida, quando comparado ao foco dado a cômodos como quarto, cozinha e sala, figurando normalmente como um espaço pouco privilegiado e quase sempre esquecido nas contratações de projetos de decoração sustentáveis.

O primeiro passo para elaboração de um banheiro sustentável está na escolha dos materiais para reforma. Produtos de baixo impacto ambiental frequentemente trazem consigo um selo de qualidade sinalizando a procedência dos materiais, as formas de realização e as implicações de sua produção no meio ambiente. Uma vez que essa recomendação foi dada, é hora de focar na parte estrutural do banheiro.

A instalação de dispositivos de vazão é fundamental para controlar a saída de água. Escolher torneiras com temporizador, chuveiros com peças reguladoras de vazão e vasos sanitários com válvula de descarga compostas por duplo acionamento evitam desperdício de água.

Outra dica importante e bem simples para ter um banheiro sustentável é utilizar arejadores, acessório presente em alguns modelos mais modernos de torneiras que, ao misturar ar e água, exerce uma pressão nos metais hidráulicos, produzindo uma menor saída e gerando economia. Para evitar um consumo mais expressivo de energia elétrica, opte pela instalação de janelas no banheiro. A iluminação natural evita gastos de energia e ainda dá ao ambiente um clima mais ventilado. Lâmpadas de led também figuram como apostas sustentáveis para banheiros, devido à sua durabilidade e baixo consumo.

Um banheiro sustentável é também um lugar propício ao reaproveitamento de mobiliários antigos, que além de evitarem o acúmulo de lixo, dão um clima rústico ao ambiente. Dentre os principais materiais para mobiliário, estão o bambu, madeira de demolição, para bancadas, ou mesmo pallets e caixas de madeira, que podem funcionar como suportes e nichos.

Por último, substituir aromas naturais por aerossol é também uma forma de contribuir para o meio ambiente. Vasos de lavanda, plantas ornamentais e bromélias dão ao banheiro um aspecto asséptico e são peças fundamentais para embelezá-lo.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *