Decoração sustentável – Apartamentos com jardins verticais

jardins verticais

Em tempos onde são constantes os processos de urbanização, pensar na casa ideal é uma ideia que certamente vem atrelada à construção de um ambiente que seja ao mesmo tempo acolhedor e familiar. No entanto, alguns desafios vem à tona quando o apartamento é o personagem principal do projeto. Muitas vezes, a questão estrutural é um dos maiores empecilhos para realizar uma decoração de apartamento que torne o ambiente confortável para receber uma família, parentes e amigos. Somadas a isso, estão questões práticas, que envolvem logística, adequação e, claro, orçamentos que muitas vezes são incompatíveis com o modelo de reforma pensado pelo proprietário.

Nos últimos anos, a arquitetura tem se debruçado sobre problemáticas como essa, que transformem apartamentos em ambientes dotados de conforto e que possam traduzir a tão sonhada ideia de lar que qualquer família deseja. Neste sentido, uma das principais estratégias da decoração de apartamento tem sido refletir propostas que contrariem os efeitos da urbanização em grandes centros, como, por exemplo, a adoção de projetos de imóveis sustentáveis, que tem ganhado cada vez mais espaço em escritórios de design nos quatro cantos do mundo. Mas novamente a questão se torna conflituosa, quando problemas de ordem prática se colocam à frente da concretização de projetos envolvendo apartamentos sustentáveis. Tentando superar tais dificuldades, uma interessante proposta tem ganhado cada vez mais adeptos e gerado interesses por famílias que tem como desejo trazer um pouco de verde à sua casa: a construção de jardins verticais.

Os jardins verticais funcionam como intervenções paisagísticas em ambientes que não dispõem de muito estrutura para integração de um espaço mais ecológico ao ambiente familiar. Também conhecido como parede verde ou jardim suspenso, os jardins verticais tornam as construções menos agressivas ao meio ambiente, já que incorporam ao meio elementos naturais, trazendo benefícios como redução de radiação solar, descontaminação do ar, redução de ruídos externos, proteção da fachada, além de proporcionar uma sensação mais agradável ao imóvel.

A construção dos jardins verticais são muitas, a depender do projeto de decoração do apartamento escolhido. Seus métodos incorporam uma diversidade de materiais. Blocos cerâmicos, elementos da própria fachada, concreto, elementos metálicos e paredes de madeira figuram como algumas das opções utilizadas para instalação do jardim. Suas intervenções também podem se adaptar perfeitamente às restrições do imóvel, podendo ser instalados em salas, varandas e banheiro, mas é nas varandas que costumam ser frequentemente instalados.

Além de proporcionar um ambiente visualmente mais agradável para os moradores de apartamentos, o jardim vertical ainda dá ao ambiente um perfil mais acolhedor, ao trazer para a casa um pequeno pedaço da natureza.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *