Porcelanato: Onde e como usar?

porcelanato é um acabamento usado em cozinhas, banheiros, salas, quintais, jardins. O produto, um dos preferidos pelos consumidores, está invadindo os diversos cômodos da casa. Suas estampas são cada vez mais modernas e ousadas. E os fabricantes sugerem: é preciso aguardar, porque isso é apenas o começo! Conversamos com a arquiteta Eliane Mesquita e a designer de interiores Adriana Fontana, de São Paulo, e com Camila Lamberti, do Grupo Fragnani, para esclarecer todas as dúvidas de quem deseja investir neste material. Confira.

Porcelanato-onde-e-como-usar
Arquiteta Adriana Fontana – Apt Vila Mariana

Nesta varanda, o acabamento é porcelanato que imita madeira. Projeto da designer de interiores Adriana Fontana.

  1. Quais os pisos porcelanatos preferidos disponíveis no mercado?

“Os preferidos pelos consumidores são os brilhantes, técnicos ou polidos. Para muitos moradores, esse é o ‘verdadeiro’ porcelanato”, informa a designer de produtos da Grupo Fragnani, Camila Lamberti. A profissional completa que os arquitetos também adoram as opções com acabamento acetinado. A paixão é porque ele se aproxima mais ao design contemporâneo da arquitetura.

Porcelanato-onde-e-como-usar

Porcelanato com estampa geométrica da marca Out Porcelanatos, do Grupo Fragnani.

  1. O que é tendência de porcelanato?

“Estamos passando por uma evolução de design em todos os revestimentos (porcelanato e cerâmica) e isso pode trazer produtos bem diferenciados. Também temos algumas opções que representam placas metalizadas e a reprodução cada vez mais fiel de pedras, mármores e madeiras.” Quem conta isso é Camila Lamberti, do Grupo Fragnani. Ela completa que, no futuro, será possível produzir produtos únicos, personalizados, diferenciados e cada vez mais criativos com toda tecnologia disponível.

Porcelanato-onde-e-como-usar

Há opções de porcelanato em diversas estampas e texturas, cada uma mais adequada para um ambiente. Projeto da arquiteta Eliane Mesquita.

  1. O piso porcelanato pode ser usado em todos os ambientes?

“O porcelanato, hoje em dia, pode ser utilizado em várias áreas da casa e não somente nas áreas frias (cozinha e banheiro). Eles estão cada vez mais bonitos e resistentes e podemos utilizar em salas, quartos, corredores, ou seja, na área da casa toda”, defende a designer de interiores Adriana Fontana, de São Paulo.

Porcelanato-onde-e-como-usar
Arquiteta Adriana Fontana – Apt Vila Mariana

Neste projeto da designer de interiores Adriana Fontana, o porcelanato assumiu o protagonismo na cozinha e da um ar de rústico ao espaço.

  1. Quais cuidados devem ser tomados por quem escolhe porcelanato?

“É preciso obedecer as indicações de uso para os ambientes corretos. Por exemplo, nunca usar um porcelanato polido para o piso do box, pois esse acabamento em contato com a água deixa o piso absolutamente escorregadio e, portanto, perigoso. Para áreas externas, é necessário escolher um porcelanato com rugosidade, também para evitar que fique escorregadio”, sugere a arquiteta Eliane Mesquita.

Porcelanato-onde-e-como-usar

Cada ambiente pede um porcelanato específico. Neste projeto de banheiro, da arquiteta Eliane Mesquita, foi preciso tomar cuidado para o acabamento não ser escorregadia.

  1.  Como limpar o piso de porcelanato?

“Esse é um equívoco que muitos consumidores cometem. Não se deve aplicar nenhum produto de limpeza abrasivo sobre o porcelanato. Quando o porcelanato vem com polimento, apenas a limpeza com pano úmido embebido em uma solução de 5 litros de água para 1 colher de sopa de sabão neutro o mantém brilhando por tempos”, informa a arquiteta Eliane Mesquita.

Porcelanato-onde-e-como-usar

Sobretudo em áreas frias, como a cozinha e o banheiro, é preciso ter cuidado para manter o porcelanato brilhando sem agredir o material. Projeto da arquiteta Eliane Mesquita, de São Paulo.

  1. Quais os principais erros de quem escolhe porcelanato?

“O grande erro é escolher o piso pela beleza e desconsiderar outros fatores. Exemplo são os riscos de um material escorregadio ou optar pelos tamanhos errados (quanto maior a peça, maior parecerá o ambiente)”, pontua a arquiteta Adriana Fontana. Atente-se para as características de cada ambiente e o uso do acabamento.

Matéria original publicada por Viva Decora

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *