Quarto de casal: 5 dicas para decorar o seu!

quarto de casal

Decorar o quarto de casal que você sempre sonhou não é um trabalho tão fácil como parece. É natural que o sonho seja com um quarto grande e espaçoso, mas, atualmente, a realidade é um pouco diferente. As áreas íntimas estão, cada vez, dando mais espaço para as áreas sociais como sala e varanda, é comum ver um apartamento com uma varanda enorme e os quartos pequenos.

Além disso, é preciso conciliar o gosto e as necessidades de duas pessoas diferentes e, ao mesmo tempo, deixar o ambiente agradável, confortável e aconchegante sem torna-lo poluído visualmente.  Isso é possível! Basta planejar a decoração desde a escolha dos mobiliários até os revestimentos das paredes. Para sanar todas essas dúvidas, convidamos a Arquiteta Ana Luzia Araújo, cadastrada na ArkDek. Confira!

Quarto de casal pequeno: como decorar?

1. Qual o melhor modelo de cama: cama box, feita sob medida com marceneiro ou comprada em loja?

A cama box é uma boa opção para otimizar o espaço, além do mais, é possível criar uma cabeceira personalizada e dar destaque ao ambiente.

2. Qual o melhor tamanho de cama?

A cama box tem que estar de acordo com o espaço disponível no quarto de casal. O ideal é sempre pensar nas circulações laterais da cama, respeitando um mínimo de 50 cm de cada lado. Afinal de contas cada um quer ter seu espaço independente. As dimensões da cama box tradicional de “Casal” são; 1,38 m de largura e 1,88 m de comprimento. Se o casal for alto e quiser o comprimento maior é possível encomendar uma cama com tamanho personalizado nas lojas especializadas em colchões, o custo é bem maior, mas vale pena pelo conforto. As outras camas boxes encontradas no mercado são a Queen, a king e a super king, as dimensões da largura e comprimento são, respectivamente: 1,58 x 1,98 m; 1,86 x 1,98 m;  1,93 x 2,03 m.

3. Qual melhor tipo de cabeceira e qual a altura ideal?

O melhor tipo de cabeceira é a acolchoada, pois o usuário se sentirá mais confortável ao reclinar para ler um livro ou assistir seu programa favorito. Para o revestimento da cabeceira é bom optar por um material fácil de limpar, como seda sintética ou couro sintético. A altura da cabeceira é variável, mas a intenção é proporcionar conforto e beleza ao ambiente, trata-se da soma da altura da cama com altura do tronco do usuário, uma dimensão média é de 1,20 m de altura.

4. Qual a melhor iluminação para o quarto de casal?

A iluminação do quarto é muito importante. Vale ressaltar que o ideal é sempre aproveitar a luz natural durante o dia. Durante a noite é necessário pontos de luz acima das bancadas e armários para melhor visualização dos objetos. Criar um cenário romântico e aconchegante é indispensável para os casais, assim recomendamos a iluminação indireta. Ela pode acontecer em rasgos no forro, sancas e nichos iluminados. Uma iluminação próxima às cabeceiras da cama também é indispensável. Pode ser um abajur, uma arandela ou pendente, pois caso o usuário precise se levantar no meio da noite, esta luz não ofuscará o parceiro que dorme ao lado.

5. Posso colocar espelho no quarto?

Sim, você deve colocar espelho no quarto. Afinal de contas, além da sensação de amplitude que ele proporciona, o espelho é extremamente necessário no vestir, maquiar, etc.

6. Para o armário, qual melhor tipo de porta? De correr ou abrir?

Já que estamos falando de pequenos espaços o ideal é colocar portas de correr nos armários, pois aproveitamos melhor os espaços. A porta de abrir, além do espaço para abertura, é necessário contemplar o espaço do usuário. Já em armários com portas de correr só é preciso contemplar o espaço do usuário. Uma dica é colocar espelho na porta de correr.

Quer saber mais sobre dicas para reformar e decorar? Não deixe de se inscrever para receber nossa newsletter e fique ligado no nosso blog! 😉

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *