As vantagens de realizar um projeto de arquitetura

ANTES DEPOIS - projeto de arquitetura

Muitas vezes, reformar ou construir uma casa pode ser uma tarefa complicada. Tomar medidas, escolher cores pro ambiente, texturas e tipos de mobiliário são alguns dos desafios que caminham de mãos dadas com uma pesquisa de mercado que caiba tranquilamente no bolso. Embora dar uma cara nova ao lar seja sempre uma boa ideia, é comum a presença de insatisfações por parte algumas pessoas, quando a reforma da casa dá sinais de que está acabando. E a materialização daquele projeto de casa perfeita, que a princípio parecia ser tão adequado, vai dando lugar a eventuais desconfortos.

Normalmente, esse sentimento está ligado à ausência de um olhar mais profissional, que promova um diálogo entre as viabilidades de um projeto, sua possibilidade de efetivação e a satisfação das necessidades do cliente, uma trinca que sempre deve estar sintonizada, para evitar futuras indisposições. É nesse contexto que o a presença do arquiteto mostra-se de fundamental importância para execução de um projeto: ele permite alinhar ideias e sinalizar quais suas limitações e possibilidades de realização a partir da análise de cada caso específico.

Mas essa é apenas algumas dentre as principais vantagens para recorrer ao projeto de arquitetura.

Custo x Limite de orçamento

Muitas pessoas costumam pensar que a contratação dos serviços de um arquiteto é uma decisão onerosa, já que um projeto de arquitetura poderá comprometer o orçamento fixado. Entretanto, sabe-se que um profissional requisitado é justamente aquele que consegue atrelar os recursos disponíveis às interesses do cliente. Um bom projeto é sempre uma forma de analisar e apresentar estratégias que consigam promover o equilibrar entre estes dois pesos.

Harmonia das formas

Na arquitetura, os critérios de beleza estão sempre condicionados ao quesito da simetria, ou seja: ao perfeito diálogo entre as formas. E esse tipo de análise está no centro de interesse de qualquer pessoa interessada em construir ou reformar uma casa. Pensar nos resultados estéticos, entretanto, envolve escolhas de materiais e estratégias que possibilitem bons resultados. Um projeto de arquitetura permite traduzir um conceito para uma dimensão concreta, possibilitando visualizar preliminarmente as intervenções que serão realizadas no imóvel.

Otimização do espaço

Se a beleza é um dos principais interesses do cliente, a acessibilidade é o fundamento de todo projeto de arquitetura, uma vez que ele irá representar uma relação entre a comunicação das pessoas com o espaço, conferindo ao imóvel uma estrutura pautada na ideia de unidade e fluência.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *